Municí­pios
Publicada em 30 de Janeiro de 2020 ás 17:17:46

Candeias: Museu Wanderley Pinho vai ser reformado

 Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 29, a ordem de serviço para reforma do Museu Wanderley de Araujo Pinho. A assinatura foi realizada no museu e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas deputados, secretários municipais e estaduais, vereadores, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, pessoas ligadas ao turismo, ao comércio municipal e moradores. A previsão é que a obra seja entregue em 2021.

O Prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, em nome da Prefeitura de Candeias, falou da gratidão pela reforma do equipamento que vai incentivar diretamente no turismo cultural, além do turismo gastronômico, ecoturismo e o turismo náutico. “Os candeenses e principalmente os moradores de Caboto agradecem esse olhar do governo do estado por nosso museu que faz parte da historia da Bahia e do Brasil”, disse.

De acordo com o secretário de Turismo, Fausto Franco, o resgate deste patrimônio é muito importante para a Bahia. “Este é um projeto grandioso, com cunho social e uma obra muito especial por conta do resgate da história”, comentou Franco.

Para a chefe de projetos do Bid, Denise Levy, a obra do museu tem enfoque nas áreas ambientais e culturais. “Sabemos que essa é uma obra emblemática e vemos ela também como um instrumento para o emprego e renda da comunidade. A transformação desse equipamento é de uma magnitude difícil de entender”, explicou.

A diretora geral do museu, Fátima dos Santos, falou da luta pela reforma do patrimônio histórico que também vai possibilitar o crescimento da comunidade próxima ao museu. “Agora este monumento está prestes a entrar no roteiro turístico cultural da Bahia”, comemorou.

A obra de restauração e recuperação do museu, que será executada com recursos do Prodetur Nacional Bahia, através de financiamento do BID, no valor de R$24 milhões, é a primeira das 14 intervenções, náuticas e uma cultural, que serão realizadas na Baía de Todos os Santos, sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). 

Ascom

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com