Quarta , 01 de Outubro de 2014
 
 
Bahia
Publicada em 20 de Janeiro de 2010 ás 12:56:12

Jovens de escola pública ganham reforço para ENEM e Vestibular com estreia do Tô Sabendo na TV Brasil

O vestibular é uma época decisiva na vida dos estudantes e, muitas vezes, vem acompanhada de dúvidas e incertezas: Que profissão seguir? Quais conteúdos são mais cobrados na prova? O que saber para passar no vestibular?
 
O Tô Sabendo, programa que estreia na TV Brasil e emissoras associadas no dia 23 de janeiro, às 18hs (horário de Brasília), está voltado para essa fase da vida - em especial dos alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Com muito conhecimento, cultura e cidadania, o programa chega aos jovens das comunidades apresentado pelo educador, poeta e compositor Jorge Portugal, que leva para o programa sua experiência de quase quarenta anos em educação. Jorge é ex-apresentador do Aprovado (veiculado pela TV Bahia, afiliada da Globo).
 
O programa é fruto de uma parceira entre o Ministério da Cultura (MINC) - através do Mais Cultura - e do IRDEB – BA. Em janeiro, o Tô Sabendo entra para a grade de programação da TV Brasil com temas específicos, comentados por professores e/ou especialistas. É o Tô Sabendo Revista que recebe como convidados o professor e apresentador de TV, Pasquale Cipro Neto e o músico e poeta visual, Arnaldo Antunes para falar sobre: O QUE QUER O QUE PODE ESSA LÍNGUA?
 
O Tô Sabendo inicia sua participação na grade de programação da TV Brasil com um tema específico, comentado por professores. É o Tô Sabendo Revista que estréia com a participação de Pasquale Cipro Neto e Arnaldo Antunes em: O QUE QUER O QUE PODE ESSA LÍNGUA?
A partir de fevereiro, o programa também irá ao ar às terças e quintas com uma competição de conhecimentos gerais e específicos entre os estudantes do último ano do Ensino Médio – o Tô Sabendo Desafio. Jorge Portugal faz perguntas e desafia as equipes, abordando os conteúdos escolares de maneira interdisciplinar. A competição é feita entre alunos de colégios públicos de Salvador, Belém e São Pauo.
 
O QUE QUER O QUE PODE ESSA LÍNGUA?
No programa de estréia, o professor de língua portuguesa e apresentador de televisão - Pasquale Cipro Neto e o cantor, compositor, poeta e artista virtual - Arnaldo Antunes, falam sobre as origens do português e a construção da língua no Brasil, sotaques, regionalismos e como é tratada a língua portuguesa pelos jovens e no mundo virtual. Pasquale também aborda a reforma ortográfica e literatura.
 
 
A presença de Arnaldo Antunes foi um reforço especial que, além de participar do programa como entrevistado e falar sobre música, origem da poesia e do movimento concreto, e explicar o que é poesia visual, foi a atração musical do dia – um toque de cultura que permeará todos os programas Tô Sabendo Revista.
 
Além do bate papo com especialistas, muita cultura e cidadania, e sempre de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no vestibular, o Tô Sabendo Revista colabora com a orientação profissional dos telespectadores no quadro Qual é a sua? Onde um profissional atuante no mercado diz quais as possibilidades de atuação de sua atividade; no quadro E aí professor? oferece dicas que ajudam a esclarecer dúvidas dos assuntos que tem mais chance de cair nas provas e traz depoimentos de personalidades públicas sobre sua experiência com o vestibular no quadro Como foi o seu vestibular?
 
No programa de estréia, o professor de Gramática, Luis Alberto, marca presença no quadro E Aí Professor? Enquanto o músico baiano, Letieres Leite - fundador da maior e mais moderna escola de música popular da Bahia - a AMBAH, fala sobre sua profissão no quadro Qual é a sua?
Já no quadro Como foi o seu vestibular? quem conta sobre o seu vestibular são os próprios convidados do dia: Arnaldo Antunes e Pasquale Cipro Neto.
 
 
Serviço:
O QUE: lançamento do programa To Sabendo na TV Brasil e emissoras associadas.
QUANDO: 23 de janeiro de 2010, sábado, às 18hs
CONTATO: Andréa Fernandes (assessora de comunicação do projeto To Sabendo)
Tel: (71) 9971-0525
e-mail: ascom@tosabendomais.com.br / deafernandes40@yahoo.com
 
Perfil do apresentador Jorge Portugal
 
 
Jorge Portugal é um baiano eclético, nascido em Santo Amaro da Purificação. É professor autodidata de Língua Portuguesa e Redação, poeta, compositor e cantor, além de idealizador e coordenador de projetos culturais. Jorge também é escritor, articulista do Jornal A Tarde, Conselheiro da Fundação Pierre Verger desde 2008 e foi membro do conselho estadual de cultura da Bahia, no período de 1999 a 2007
 
Poeta, cantor e compositor
Na condição de poeta, compositor, cantor, tem sua carreira artística dedicada à tradução das mais genuínas manifestações da cultura brasileira. Sem perder a sintonia com o que vai pelo mundo, nem com as influências contemporâneas, o seu trabalho musical tem-se afirmado ao longo desses anos pela singularidade do seu estilo e pela aceitação popular que o mesmo consegue.
 
Hoje suas composições são executadas em várias partes do mundo, ganhando dimensão nas vozes de intérpretes consagrados como MARIA BETÂNIA, GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, GAL COSTA, DANIELA MERCURY, MARGARETH MENEZES, TÂNIA ALVES, RAIMUNDO SODRÉ, ARAKETU, FAFÁ DE BELÉM, SANDRA DE SÁ, dentre outros tantos artistas que já o gravaram.
Em sua experiência como apresentador Jorge trás na bagagem a idealização e apresentação do quadro É ASSSIM QUE É ASSIM QUE SE ESCREVE - TV BAHIA (2000 a 2002). E na REDE BAHIA DE COMUNICAÇÃO foi consultor e apresentador do programa APROVADO! Programa Revista de Educação e Cultura que é veiculado semanalmente pela mesma emissora.
 
PROJETO TÔ SABENDO
 
O projeto Tô Sabendo é fruto de uma parceira entre o IRDEB e o Mais Cultura – programa do Ministério da Cultura -, executado pela Abais Conteúdos Educativos e Produção Cultural. O projeto integra TV e internet para fomentar educação, cultura e cidadania. Seu público alvo prioritário são os alunos do ensino médio do sistema público.
O projeto cria uma possibilidade de interlocução, interação e participação inédita deste público na TV Brasileira. O programa Tô Sabendo será veiculado em rede nacional pela TV Brasil e associadas às terças, quintas e sábados à tarde, e o Portal: www.tosabendomais.com.br já se encontra disponibilizado na rede.
 
O Portal:
O www.tosabendomais.com.br é um espaço virtual voltado à educação, com conteúdos sobre vestibulares e o ENEM (Assuntos Quentes), além de vídeo-aulas, podcasts, notícias, atualidades, enquetes, cultura e formação geral do aluno do Ensino Médio. O Portal disponibiliza ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento de forma interativa e divertida como: QUIZ, questões comentadas por professores especializados e textos de parceiros do projeto como Pasquale Cipro Neto, Ildásio Tavares e do próprio Jorge Portugal, apresentador do programa Tô Sabendo.
 
O Programa
 
O Tô Sabendo será exibido em rede nacional às terças, quintas e sábados pela TV Brasil, no período da tarde e será apresentada pelo educador e apresentador Jorge Portugal. O programa compreende dois momentos: o To Sabendo Desafio - uma competição de conhecimentos gerais e específicos entre estudantes do último ano do Ensino Médio; e o Tô Sabendo Revista que trará conteúdos de conhecimento geral, cultura e informação.
 
Durante a semana o Tô Sabendo Desafio contará com a participação de estudantes da rede pública de escolas de três estados: Bahia, Pará e São Paulo. O programa vai ao ar às terças e quintas-feiras com perguntas e jogos que abordam, de maneira interdisciplinar e divertida, os assuntos cobrados no novo Enem e nos vestibulares de todo país.
 
Aos sábados, o Tô Sabendo Revista fará um apanhado dos jogos exibidos, trazendo dicas e esclarecimentos sobre os desafios ocorridos na semana. O programa contará com participação de convidados que enriquecerão os debates sobre os mais variados temas, além de matérias com conteúdos voltados para o debate do dia, atrações musicais, orientação profissional e dicas de um professor que esclarecerá as dúvidas mais comuns dos estudantes, além de personalidades que contam como foi sua experiência com o vestibular.
 
 
PROGRAMA Tô Sabendo Revista (descrição dos quadros):
 
O programa tem 60 minutos de duração, divididos em 4 blocos:
 
 
- FIQUE SABENDO: (VT) quadro de abertura com informações básicas sobre o assunto que será o tema do programa.
 
- ENTREVISTA com CONVIDADO(s): Um ou mais convidados, do mundo acadêmico, de cursos pré-vestibular, de áreas diversas para discutir, com os estudantes, o tema em foco. 
 
- QUAL É A SUA?: Orientação profissional, dicas sobre mercado de trabalho, empregabilidade, vocação.
 
- E AÍ, PROFESSOR?: Baseado no programa do vestibular, onde um ou mais professores esclarecem dúvidas dos estudantes enviadas via internet ou que surgiram durante os programas semanais.
 
- COMO FOI O VESTIBULAR DELE(A): Personalidades brasileiras do mundo artístico, político, cultural e empresarial contam suas experiências no vestibular, deixando sempre uma mensagem otimista para os futuros concorrentes.
 
- ATRAÇÃO MUSICAL: Convidado ou grupo musical que abrirá e fechará os blocos, podendo, também, participar do debate com perguntas (fotos de Arnaldo , Lenine, Zeca, Adriana Calcanhoto
Andréa Fernandes

Mais Notícias
Editora Jornal Folha do Recôncavo - Todos os direitos reservados
Rua Alfredo Silva Serra, 114 - centro - Candeis - Bahia
Fone (71) 3601-9220 / 8232-2041 / E-mail: leiabahia@oi.com.br