Sábado , 19 de Agosto de 2017
 
Candeias
Publicada em 16 de Agosto de 2017 ás 21:57:07

Candeias: Passé recebe Ação Cívico-Social – ACISO

Foto: Abdias Alves

A ACISO será realizada até o dia 19 de agosto, onde se encerrara com a cerimônia de formatura dos 28 pescadores que estão fazendo o curso de pescador profissional

Começou oficialmente nesta quarta-feira (16), no distrito de Passé, a Ação Cívico-Social (ACISO). Só nesta quarta-feira foram realizados 1.934 atendimentos gratuitos. Promovida pela Marinha do Brasil em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura Municipal de Candeias e Vopak, a ação oferece diversos serviços gratuitos, como atendimento odontológico, Clínica médica, Cardiologia, Dermatologia, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Nutrição e Farmácia Popular. A Ação prossegue até o próximo sábado, dia 19/08, das 8h30 às 16h30 (quinta e sexta) e das 8h30 às 11h (sábado), na Praça do Rio do Cunha.

Um dos serviços mais procurados foi a emissão da primeira e segunda vias do RG. As 120 senhas para atendimento diário no estande acabaram logo após às 7h, quando começaram a ser distribuídas. A aposentada Lindaura Santos da Silva, de 73 anos, morada de Passé há 33, foi uma das primeiras a serem atendidas. “Se não tivesse esse evento aqui não iria fazer minha identidade agora, porque não tenho dinheiro para pagar”, explica a aposentada. Outro que aproveitou a oportunidade para renovar seu RG foi Genival Chagas, 57 anos, que chegou ao local ainda de madrugada. “Fiquei aqui com o pessoal desde cedo porque não queria perder essa chance”, afirmou o eletricista.

De acordo com o Presidente da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé, Carlos Augusto, o evento é fruto de uma iniciativa da colônia que buscou pelo serviço. “Corremos muito para conseguir trazer a ACISO para Passé. A iniciativa virou realidade graças a Braskem que patrocinou o evento e a  Vopak, Cetrel e a Prefeitura de Candeias que nos deu o apoio necessário para fazer a ACISO acontecer”, explica Augusto.

O público presente poderá ainda regularizar embarcações; esclarecer dúvidas no Balcão de Justiça e Cidadania; assistir palestras educativas e participar de atividades lúdicas, além de corte de cabelo. Já no estande do Sebrae serão prestadas orientações sobre empreendedorismo para quem desejar se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). “Essa é uma iniciativa extremamente gratificante, pois propiciamos serviços gratuitos de saúde e cidadania para milhares de pessoas carentes que dificilmente teriam acesso”, ressalta Helio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Um verdadeiro exército, composto por 120 profissionais em diversas especialidades, entre militares e voluntários estão envolvidos na ação. A estrutura que foi montada para o atendimento à população envolve 12 barracas.. “A Marinha do Brasil enxerga como uma grande oportunidade trazer a Ação Cívico Social para Passé, em parceria com a Braskem e a Prefeitura de Candeias, por vermos a carência da população desta localidade. É um dever da Marinha do Brasil proteger nossa pátria e uma dessas proteções é também promover a saúde e o bem-estar da sociedade”, garantiu o Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do 2º Distrito Naval.

A ACISO também conta com a participação da Colônia de Pescadores e Agricultores Z-54 de Candeias, NUDEC IMC – Núcleo de Defesa Comunitária de Ilha de Maré e Continente, além da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Essa é uma comunidade à beira da maré, que realmente é muito carente por isso apoiamos essa iniciativa que é muito importante para contribuição social da cidade”, ressalta Dr. Pitágoras, prefeito de Candeias.

Curso de Pescador Profissional

No sábado, dia 19, para marcar o encerramento das atividades da Ação Cívico-Social, será realizada a cerimônia de formatura dos 28 moradores de Passé que concluíram o curso de Pescador profissional POP, promovido pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com associados da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé. O curso, que começou no último dia 8/08, é destinado aos associados da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé, e acontece das 8h às 17h, com carga horária total de 82 horas. Os assuntos abordados são: marinharia, Legislação Marítima e Ambiental, Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros, Combate ao incêndio, Motores, Sobrevivência do Náufrago, entre outros. O apoio à qualificação dos pescadores da região é uma das ações do Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu. 

Folha do Reconcavo

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com