Segunda , 27 de Março de 2017
 
Candeias
Publicada em 26 de Março de 2017 ás 19:00:50

Candeias: Menino Jesus recebe mutirão de limpeza e recuperação de iluminação

Foto Alan Bahia

Sol, tempo nublado, bela paisagem. Ambiente mais que adequado para o trabalho de um grande mutirão no aprazível distrito de Menino Jesus às margens da BR 324, um dos maiores de Candeias a 15 km da sede com aproximadamente 4 mil habitantes.

Foi esse o cenário no sábado (25) e domingo (26) durante um dos maiores mutirões, senão o maior, da história da comunidade quando foram realizados serviços de limpeza de ruas, bocas-de-lobo, poda de árvores, capinagem, roçagem, substituição e colocação de lâmpadas de iluminação pública durante os dois dias de atividades. O trabalho, liderado pelo prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina literalmente com a mão na massa, teve a participação dos secretários de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Oliveira, de Meio Ambiente, Toni Gleidson, do Gabiente Civil, Marivalda Silva, de Saúde, Soraia Cabral, de Desenvolvimento e Ação Social, Joelma Aneide, de Planejamento, Robson Santana, de Finanças, Camilo Pinto, de subsecretários e uma grande equipe da Prefeitura, além de moradores e lideranças de Menino Jesus imbuídos em melhorar a qualidade de vida da localidade.

Também participaram o deputado estadual, Sargento Isidório, que mora no distrito e é responsável pela Fundação Jesus, e o secretário estadual de Justiça e Direitos, Carlos Martins.

Durante mais de 15 horas de ações de dezenas de funcionários e voluntários, foram também pintados meios-fios e reparados calhas e meios-fios. O quadro hoje é diferente para os que ali moram e gostariam de ver ações da gestão municipal.

Menino Jesus

Distrito com aproximadamente 4 mil habitantes é uma das referências de Candeias para quem passa pela BR 324. Do lado direito de quem vai no sentido Feira de Santana,  no passado era chamado de Cova de Defunto, o que deixava insatisfeitos ao amantes do local pela “estranheza do nome”, mora a maioria da população. No sentido Salvador, está a Fundação Jesus, um dos maiores centro de recuperação de dependentes químicos do Brasil, obra do então Sargento Isidório, hoje deputado estadual por Candeias.

Duas jaqueiras centenárias, na principal Praça da localidade, são além de nascentes, alguns dos orgulhos dos moradores.

Depois de insistência de moradores e de líderes religiosos da Capela de Menino Jesus inconformados com a repercussão negativa do antigo nome, o então vereador Eliodoro de Jesus propôs a mudança e a Câmara Municipal aprovou há mais de 30 anos.

Quando prefeito no fim da década de 1980, Eliodoro incrementou a colocação de placas identificadoras e mudança de nome nos documentos da Prefeitura e de moradores para que o distrito finalmente fosse chamado efetivamente de Menino Jesus. 

Folha do Reconcavo

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com