Segunda , 28 de Julho de 2014
 
 
Candeias
Publicada em 26 de Julho de 2014 ás 20:10:04

Seduc realiza encontro de pais de autistas de Candeias nesta terça (29)

Pensando em discutir a independência e compartilhar experiências entre pais e educadores, a fim de ajudar os pais e familiares a lidarem com o autismo, a Secretaria Municipal da Educação de Candeias vai realizar o I Encontro de Pais de Autistas nesta terça-feira (29), das 13 às 16 horas, na Escola Municipal Nova Candeias, próximo ao Terminal Rodoviário. Além dos pais, familiares, educadores e interessados no assunto podem participar.

Com o tema “Autista Conquistando o seu Espaço”, o evento também abordará questões pedagógicas e assuntos relacionados à educação inclusiva, de modo a entrelaçar teorias e práticas na relação família-escola.

 

Autismo

 O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

 

Sintomas - O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes da criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:

1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.

Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e autossuficiência. Fonte: Site Dr. Drauzio Varella.

Mais Notícias
Editora Jornal Folha do Recôncavo - Todos os direitos reservados
Rua Alfredo Silva Serra, 114 - centro - Candeis - Bahia
Fone (71) 3601-9220 / 8232-2041 / E-mail: leiabahia@oi.com.br