Quarta , 13 de Dezembro de 2017
 
Artigos
Publicada em 16 de Janeiro de 2017 ás 09:51:17

O que é o termo "compliance" e o que isso significa para o Skill do Advogado Corporativo?

 O que significa compliance? O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

Com a necessidade empresarial de se adequar aos padrões exigidos pelas leis, os Advogados mais do que nunca estão trabalhando para satisfazer e enquadrar as empresas nessas exigências.

Mais do que nunca, especialidades com Direito do trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito do Consumidor dentre outras estão sendo diferencial no mundo corporativo.

O Advogado especialista em duas ou três áreas de atuação consegue absorver uma vasta demanda empresarial, trazendo inúmeros benefícios empresariais.


Área Trabalhista:

No enquadramento do Direito do trabalho, as diversas leis que regem determinados setores como indústria, comercio e setor rural, fazem com que o Advogado especialista nesta área seja um expert em enquadrar as empresas para que não cometam excessos ou falhas mediante contratação e até mesmo em demissões. Setores diferenciados como área marítima e trabalho no campo (agroindústria) trouxeram novidades e matérias que são interdisciplinares para sua atuação.

 

Tributário:
Com a excessiva carga tributária pairando sobre as “cabeças” dos empresários, exige destes a sobriedade de controlar a organização de uma ponta a outra. E nesta seara está o tributo. Para o Advogado especialista nesta área a sua contribuição vai além dos controles de gestão na área. Sua cooperação irá do Planejamento estratégico do produto empresarial, até sua pós-execução.


Contratos:
Advogados que são especialistas em Direito Civil, Administrativo e sem esquecer o setor financeiro e bancário conhecem bem a realidade dos contratos. Para eles, é necessário o aprimoramento sucessivo para adequar as leis aos contratos vigentes. Advogado focado em Direito Internacional deve estar atualizado nas nuanças de mercado mundial.

 

Além dessas, outras especialidades como Aduana, mercado de capitais, governança corporativa dentre outros, são interesse do advogado Corporativo.
O Interessante é fazer com que a empresa esteja resguardada em sua máxima totalidade, fortalecendo-a e trazendo resultados e contribuições a organização.

 


Escrito por:

MOACIR DAS NEVES PEDREIRA FILHO
Advogado - OAB/BA 49.611
Administrador formado pela FVG em Salvador - BA
Pós Graduando - MBA em Administração Pública – Estácio de Sá em Salvador - Ba
Pós Graduando em Direito Penal – Universidade Cândido Mendes - Faculdade Integrada do Rio de Janeiro - RJ

Danúbio Trindade

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com